Infelizmente, a vida dos cães e gatos não é eterna, mas de acordo com pesquisas e análises realizadas por médicos veterinários e instituições científicas, eles possuem uma expectativa de vida diferenciada em comparação com outras espécies de animais de estimação, como é o caso dos hamsters, coelhos, peixes e afins.
De forma resumida, é possível dizer que a expectativa de vida dos cães e gatos varia conforme a raça e porte, podendo haver algumas ressalvas, como é o caso dos SRD ́ s (sem raça definida), que costumam viver mais do que a média. Além disso, os cuidados oferecidos ao animal são fatores cruciais. Entre esses cuidados estão: acompanhamento veterinário, vacinação em dia, higiene, boa alimentação, exercícios físicos e etc.
Quer saber mais sobre a expectativa de vida do seu companheiro? Continue acompanhando a leitura e saiba mais:
Expectativa de vida dos cães
Para os “doguinhos”, a expectativa de vida costuma variar entre 10 a 17 anos. Mas como dito anteriormente, a raça do animal e os cuidados proporcionados a ele, são fatores determinantes com relação ao seu ciclo de vida. Para te ajudar a entender melhor esse assunto, fizemos uma lista sobre a expectativa de algumas raças de cachorros. Confira!
- Pinscher: não se engane. Esse baixinho é bem resistente e pode colecionar longos anos de vida. Normalmente um Pinscher pode viver cerca de 16 anos. Há alguns relatos e vivências que indicam que cães desta raça já chegaram a completar 18 anos.
- Border Collie: conhecidos pela sua esperteza e nomeados como os cães mais inteligentes do mundo, o Border possui boas expectativas com relação ao seu ciclo de vida, podendo chegar até 17 anos.
- São Bernardo: por ser um cão pesado e de grande porte, a expectativa de vida de cães desta raça não é uma das maiores, podendo variar em torno de 10 anos. Ainda não há respostas científicas para esse fato. No entanto, atualmente, já foi identificado que cães muito pesados e de porte grande tendem a viver menos. Uma pena, né?
- Bulldog Inglês: devido às suas limitações de saúde, principalmente oriundas de sua formação biológica, essa não é uma das raças de maior expectativa de vida. Normalmente um cão desta raça costuma viver entre 9 e 10 anos. Um dos fatores que torna o Bulldog Inglês um cão de baixa longevidade é a sua braquicefalia – característica presente em cães de nariz achatado e que gera dificuldade respiratória.
- Vira-Latas: não podemos deixar de falar dos SRDs, né? Esses lindos “doguinhos”, muito conhecidos por sua resistência física.
Ainda não se sabe o que especificamente faz com que um cão sem raça definida viva mais do que os outros, mas já é possível afirmar, com base na vivência dos tutores e de análises de médicos veterinários, que a maioria dos SRDs vivem mais do que os cães de raça. Curioso, né?
Expectativa de vida dos gatos
Para os “catíneos”, a expectativa de vida é de 12 a 20 anos! Acompanhe a lista de raças de gatos e saiba mais detalhes sobre suas longevidades.
- Siamês: sem dúvidas, essa é uma das raças mais populares entre os gatos, e, certamente, uma das raças de “gatíneos” que possuem maior longevidade. Dá para acreditar que um Siamês pode viver até 20 anos?
- Ragdoll: essa raça é conhecida por representar os maiores gatos do mundo, que podem chegar a pesar cerca de 9 kg (o macho). Quanto à sua expectativa de vida, podemos comemorar, porque é boa! Um Ragdoll pode viver em torno de 15 anos!
- Persa: conhecidos por suas participações em filmes e por sua pelagem felpuda, os Persas, além de super fofos, possuem boa longevidade, podendo viver cerca de 17 anos.
- British Shorthair: assim como o Persa, esses lindos “gatíneos” possuem uma boa expectativa de vida, podendo viver aproximadamente 17 anos.
- Assim como os cães sem raça definida, os gatos SRDs também possuem uma expectativa de vida superior às demais raças. Também não se sabe ainda o motivo, mas conforme relatos e experiências, foi possível identificar essa informação.
Agora, compartilhe a sua experiência conosco: qual foi a longevidade do seu pet e qual era a raça dele (se tiver)?