Afinal, quantos anos vive um gato?

afinal-quantos-anos-vive-um-gato

Uma preocupação que muitos tutores têm, é de quanto tempo a sua bolinha de pelos estará presente em suas vidas. Neste conteúdo nós te diremos quantos anos vive um gato, e o que você pode fazer para tornar a vida do seu bichano mais longa e melhor.

Boa leitura!

Quantos anos vive um gato?

Para responder essa pergunta, precisamos levar em consideração o estilo de vida do pet. Se ele sai bastante, obviamente encontrará muitos riscos, como doenças e até mesmo acidentes.

Entretanto, esse risco todo traz um grande benefício, que é o do exercício. Isso contribui significativamente para a longevidade do animal.

Dessa forma, se você prefere expor menos o seu pet aos riscos além da porta da sua casa, você precisará oferecer bastante oportunidade para que ele se exercite.

De modo geral, os gatos que passam o dia sem se expor muito, vivem em média entre 13 e 17 anos. Entretanto, há muitos fatores envolvidos, o que pode fazer o animal viver bem menos, ou mesmo chegar aos 20 anos de idade.

Como fazer seu gato viver mais?

Agora vamos tratar de alguns fatores que contribuem significativamente para a expectativa de vida do seu bichano:

  • Acompanhamento veterinário: Esse é um ponto que muitos tutores pecam. O animal é como nós, é muito importante que a sua saúde seja monitorada constantemente.Dessa forma, é possível prevenir o aparecimento, ou o desenvolvimento de doenças mais graves. Então sempre leve o seu bichinho para uma consulta de rotina e não deixe de vaciná-lo.
  • Dieta: Talvez o seu gato não queira ter um abdômen definido, ou não esteja procurando por aquele corpo de verão, mas ele ainda sim precisa manter uma alimentação muito balanceada para o bom funcionamento do seu corpo.Lembre-se sempre de seguir as orientações do seu veterinário.
  • Exercícios: Nós já falamos aqui da importância de manter uma regularidade em atividades físicas. Todo mundo sabe que nós, seres humanos, precisamos manter um estilo de vida bem ativo para se manter bem, certo?Isso não é nem um pouco diferente para os nossos felinos preferidos. Além disso, qualquer animal precisa manter um nível mínimo de atividade física.
  • Castre seu bichinho: Animais castrados tem uma tendência muito menor em desenvolver problemas crônicos. Além disso, eles se tornam muito mais dóceis e calmos, evitando assim brigas com outros animais e de se envolverem em acidentes.
  • Mantenha-os em casa durante a noite: Geralmente esses bichinhos são mais ativos durante a noite, logo, as chances dele trombar com outros animais e se meter em confusão durante a noite é bem maior.

Fases da vida de um gato

Para saber se a sua bola de pelos já está velhinha, vamos entender melhor quais as fases da vida de um gato:

  • Filhote: Até o primeiro ano de vida.
  • Jovem adulto: Vai do primeiro ano de vida, até o sexto.
  • Adulto: Esse estágio começa no sétimo ano, e se estende até o décimo.
  • Idoso: A partir do décimo ano
  • Superidoso A partir do décimo quinto ano, o bichano possui uma idade extremamente avançada.

Esses parâmetros são apenas uma visão geral, seu animal pode chegar ao 15° ano de vida super bem, sem demonstrar sinais extremos de velhice. Lembre-se que há muitos fatores envolvidos.

Esteja sempre atento aos sinais e ao comportamento do seu animal. Se você perceber qualquer alteração anormal, não hesite em procurar um veterinário imediatamente.

Se você quer ficar por dentro das melhores promoções de produtos e serviços para o seu pet, e ainda ficar bem informado, baixe agora o nosso app.
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp