País de Origem

China

Porte

Médio

Banho e Tosa

Pouco

Atividade

Média

Convívio com Outros Cães

Bom

História

Acredita-se que surgiu no sudeste da China, durante a dinastia Han, entre 206 a.C. e 220 d.C.. Acreditava-se que, devido à sua expressão, afastava os maus espíritos. Sua história é difícil de rastrear, pois a maioria dos registros relativos ao seu passado foi perdida quando a China se tornou comunista e sua população foi praticamente dizimada por achar que tê-los era uma prática burguesa. Foi utilizado originalmente como cão de luta, caça, guarda e pastoreio em fazendas.

Descrição

O Sharpei é compacto e quadrado, com a cabeça ligeiramente grande para o corpo. É uma das raças mais raras do mundo, devido à pele enrugada e língua azul. Seu pelo é duro, curto e eriçado, sem subpelo, na cor creme, fulva, sable ou preto.

Personalidade

É um cão autoconfiante, sério, independente, leal, afetuoso, teimoso e muito seguro. Apesar de não demonstrar, é dedicado e protetor de sua família, mas reservado com estranhos.

Cuidados

Sharpei precisa de estímulos mental e físico diariamente, como brincadeiras animadas durante o dia ou uma boa caminhada. A pelagem precisa apenas de escovação semanal, mas as dobrinhas precisam de atenção, para garantir que nenhuma irritação se desenvolva.

Machos Fêmeas
Porte 46 a 51 cm 46 a 51 cm
Peso 25 a 30 kg 18 a 25 kg
null
Nível de Energia
Vivacidade
Receptividade a outros cães
Receptividade a estranhos
Receptividade a outros animais
Facilidade de adestramento
Necessidade de exercício
Nível de Afeto
Vigilância
Sensibilidade ao calor
Cuidados com o pelo
Vocalidade