País de Origem

Alemanha

Porte

Grande

Banho e Tosa

Pouco

Atividade

Alta

Convívio com Outros Cães

Médio

História

Este cão foi criado em Weimar, na Alemanha, no fim do século XVIII. Seus ancestrais são, provavelmente, Bloodhound, Schweisshund e Pointers. Foi criado para os esportes e a caça, inclusive de animais grandes e pesados, como ursos e veados. Por sua habilidade no nado, também caçava animais aquáticos.

Descrição

Tem grandes habilidades para a caça, além de outras características, como velocidade, faro apurado, adorar a água e muita coragem. Geralmente apresenta pelagem cinza, com gradações até o prata, tendo a cabeça e as orelhas em tonalidades um pouco mais claras. Há a possibilidade do pelo marrom, mas é rara. Também pode apresentar pequenas manchas brancas no peito e nos dedos.

Personalidade

É um cão que adora estar com a família – apesar de criado para a caça, sua adaptação doméstica o fez ficar dependente dos humanos. É um ótimo cão de guarda, devido à sua força. Ele tem muita energia e é bem alegre. Costuma ser tranquilo e afetuoso com crianças, se socializados corretamente. Em contrapartida ao seu apegado à família e ao bom comportamento com humanos, não costuma se dar tão bem com outros cães.

Cuidados

Como possui muita energia, precisa de bastante espaço para se exercitar e ser estimulado. Pode ser uma raça destruidora se enfrentar a solidão, então, para evitar que fique ansioso, indica-se treinamentos para que aprenda a ficar sozinho. Como tem pouca descamação da pele e perda de pelo, o banho é indicado uma vez por mês – as orelhas, por serem “caidinhas”, precisam de atenção especial, para evitar fungos e bactérias. A escovação ideal é uma vez por semana.

Machos Fêmeas
Porte 62 a 67 cm 58 a 66 cm
Peso 25 a 35 kg 30 a 40 kg
null
Nível de Energia
Vivacidade
Receptividade a outros cães
Receptividade a estranhos
Receptividade a outros animais
Facilidade de adestramento
Necessidade de exercício
Nível de Afeto
Vigilância
Sensibilidade ao calor
Cuidados com o pelo
Vocalidade