Castração de gatos: Saiba o que muda no comportamento do seu pet após o procedimento

Postoperative bandage on a cat. Care of a pet after a cavitary operation (castration, sterilization)

Uma das medidas que muitos donos de bichos de estimação costumam tomar ao longo da vida do pet é castrar o animal. Esse tipo de procedimento é bastante comum e, em alguns casos, até recomendado pelos veterinários, sem nenhum problema maior para os bichinhos.

Mas é fato, também, que isso costuma mudar o comportamento. Falando especificamente sobre os gatos, é importante que os donos saibam quais serão estas alterações, até para poder controlar e entender melhor se, de fato, houve alguma mudança radical no jeito de ser do pet.

Por isso, a seguir, apresentaremos algumas das mudanças de comportamento pelas quais, geralmente, os gatos passam ao serem castrados.

Menos saídas de casa

Quem é dono de gato sabe que eles adoram escapar de vez em quando, saindo de casa e voltando posteriormente. Com a castração, a tendência é de mudança neste comportamento. Não é certo que eles nunca mais sairão, mas a frequência diminui.

Primeiro, porque eles não sairão para cruzar com outros gatos que estejam pelas ruas. Ao mesmo tempo, como há um corte na produção hormonal, a tendência também é de que tenham menor necessidade de sair para mostrar força, o que muitas vezes leva até a confusões com outros bichos da mesma espécie nas ruas.

Sendo assim, a castração faz com que os hábitos do gato se tornem mais caseiros e calmos, com o pet passando a ficar tranquilo em seu lar por mais tempo.

Menos energia

Ao mesmo tempo em que sai menos, naturalmente o gato acaba perdendo energia. Ele não se movimenta com a mesma intensidade, não sai para a rua com a mesma frequência e, com isso, gasta menos calorias. Logo, outro comportamento que pode surgir é o bicho passar mais tempo parado e, com isso, ganhe peso.

Para cuidar melhor da saúde dos animais castrados, os donos podem passar a comprar rações específicas para bichos nesta condição. Sim, elas existem e garantem uma nutrição mais balanceada para gatinhos que, com menos energia, não movimentarão o corpo da mesma forma de antes.

Menor necessidade de marcar território, menor agressividade e ciúme

Os bichos de estimação costumam se impor em suas casas ou mesmo na rua, para marcar território. Por exemplo, urinando em determinados lugares. Com a castração, isso também diminui.

A necessidade de impor superioridade em um local específico se esvai. Além disso, a tendência é de que ele se torne menos agressivo com outros exemplares da espécie ao encontrá-los na rua, por exemplo.

E, por fim, ainda se torna um bicho menos ciumento, com menos necessidade de “brigar” pelo que considera seu, o que entra de certa forma na ideia de comportamento menos agressivo.

Estas são algumas das principais mudanças de comportamento causadas pela castração. E todas são naturais, já que o procedimento afeta diretamente a produção hormonal do bicho de estimação. Como a maior parte das reações citadas acima são causadas por questões hormonais, nada mais natural do que a mudança.

👉 Gostou deste conteúdo? Saiba mais sobre nós. Somos um site/aplicativo que oferece dicas e promoções de serviços ou produtos em geral, para animais de estimação e seus donos. Não perca tempo e baixe agora mesmo nosso app, para ficar por dentro de tudo que fazemos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp